Espiritismo e Psiquê




29 de mar de 2010

Finalidade da Série Psicológica de Joanna de Ângelis

Há um tempo atrás comentava com meu marido sobre a série psicólogica dos livros de Joanna de Ângelis e me questionei o porque de tal série, é claro que o óbvio eu sabia, sua finalidade esclarecedora. Resolvi no dia seguinte pesquisar o assunto, como não tenho todos os livros, recorri ao Google e logo e para a minha felicidade encontrei no You Tube três vídeos do Programa Transição nº 70, exibido pela Redetv no dia 31/01/2010 no qual o médium Divaldo. P. Franco responde perguntas sobre os livros desta série.

E Logo na primeira questão a minha dúvida foi sanada.

O entrevistador Mario Mas pergunta a Divaldo:

“Qual a intenção, qual o objetivo de Joanna de Ângelis ao escrever a série psicológica?”

O médium responde:

“Quando comecei a psicografar esses livros, confesso que não tinha a menor idéia, eles começaram suavemente causando uma grande surpresa, porque em verdade não havia lido nada especificamente sobre Psicologia. A partir do quarto livro, o espírito de Joanna de Ângelis disse-me que pretendia estabelecer umas pontes entre a psicologia espírita e particularmente a psicologia junguiana, considerando-se a psicologia transpessoal da década de 70 que trouxe a presença da imortalidade da alma, mais obssessões, da divindade, dos fenômenos mediúnicos. O espiritismo havia encontrado lugar dentro das doutrinas psicológicas. Ela então pretendia fazer uma ponte, uma ponte mostrando quanto Allan Kardec fora psicólogo, apesar de não ter o título acadêmico, na sua postura de pedagogo e de notável filólogo ele também abarcava essa percepção da criatura humana. Então ao escrever esses livros, seu intento era convidar os espíritas a mergulharem mais profundamente nas psicologias com a alma a partir de Jung, Viktor Frankl, Bert Hellinger o psiquiatra, para entender-se melhor a vida dentro de um plano mais amplo, mais favorável nos conhecimentos contemporâneos.”

A entrevista segue e muitos outros temas importantes são abordados, recomendo a quem tiver interesse que veja o programa e reveja, estudanto os conceitos, os psicoterapeutas e os esclarecimentos citados por Divaldo.

É muito rico tal estudo e graças a tecnologia bem usada (internet) temos a oportunidade de divulgar.

Segue o link do programa abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=FTEOaj6KHj4

http://www.youtube.com/watch?v=SYIg9R6Uc_E

6 comentários:

  1. Para quem deseja ver um pouco do estudo das obras da Série Psicológica de Joanna de Ângelis, pode acompanhar através da TVCEI (www.tvcei.com ) link Acervo :

    http://www.tvcei.com/portal/index.php?option=com_wrapper&view=wrapper&Itemid=117

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Claudio pela dica, apesar de estar vendo só agora, vou entrar no link!
    Juliana

    ResponderExcluir
  3. Não tinha visto ainda Ju! Gostei muito! Bj gde!

    ResponderExcluir
  4. adorei o seu blog parabéms eu sou espirita seguidora da fé de joanna de Ângelis aqui no rio grande do sul

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rio Grande do Sul tem tradição nos estudos de Joanna de Ângelis!

      Excluir
  5. Muito obrigada faço ele com muito carinho!!!

    ResponderExcluir